Legislação brasileira exige menos equipamentos do que em outros países; Argentina, por exemplo, é mais rígida. Veja o que os modelos oferecem e compare.
A resposta da General Motors de que “cumpre todos os requisitos” de segurança para a venda do Chevrolet Onix, dada após a divulgação de zero estrela para o modelo em teste independente do Latin NCap, evidencia o descompasso do mercado brasileiro com os de países mais maduros nessa questão.
Mesmo tendo adotado a obrigatoriedade de airbags frontais e freios ABS em 2014, o país ainda está atrás em termos de exigências de equipamentos de segurança.
Dos 10 modelos que figuraram entre os mais vendidos no Brasil em abril último, 5 são menos equipados aqui do quando vendidos nos Estados Unidos ou na Europa.
A lista inclui o campeão de vendas mundial, o sedã Toyota Corolla, os SUVs Honda HR-V e Jeep Compass, e os compactos Ford Ka/Ka+ e Renault/Dacia Sandero (veja abaixo).
Os outros 5 que não são oferecidos naqueles mercados tem ainda menos itens de segurança do que os modelos globais. É o caso do Onix e sua versão sedã Prisma, do Volkswagen Gol, do Fiat Mobi e do Hyundai HB20.
‘Hermana’ é mais exigente
Até a vizinha Argentina é mais dura com as montadoras. Lá já é exigida a fixação para cadeirinhas do tipo Isofix, mais prática e que conta pontos em avaliações como a do NCap.
Por ora, a lei só abrange modelos criados de 2016 em diante. Por isso, ela não se aplica ao Onix, que ainda é vendido sem o item tanto lá quanto no Brasil. Mas vale para o “novato” Mobi, que adotou o recurso no mercado argentino e o deixou de fora no brasileiro.
A partir do ano que vem, todos os carros novos serão obrigados a ter Isofix na Argentina. Também em 2018, esses veículos deverão sair de fábrica com controle de estabilidade, que evita derrapagem.
Ambas as exigências estão previstas no Brasil, só que com prazos mais longos. O controle de estabilidade primeiro deverá ser adotado em carros inéditos, daqui a 3 anos, e só em 2022 será obrigatório para todos os carros zero.
Também para 2020 está prevista a exigência do Isofix: ao mesmo tempo, os veículos serão obrigados a ter apoios de cabeça para todos os assentos e apenas cinto de segurança de 3 pontos. Diversas montadoras ainda usam o cinto abdominal, menos seguro, mas ainda legal, no assento do meio do banco traseiro, e “economizam” no apoio de cabeça nessa mesma posição.
EUA e Europa são os mais avançados em termos de segurança. Além de airbags, ABS e Isofix, o mercado americano começará a cobrar frenagem automática nos carros a partir de 2022, em acordo feito com as montadoras, e não por força de lei. Na Europa, o equipamento é obrigatório desde novembro de 2015.
Veja abaixo os principais itens de segurança dos líderes de venda no Brasil e veja como eles são equipados em outros mercados.
Veículo mais vendido do país, o Onix não é comercializado nos mercados europeus nem nos Estados Unidos.
No Brasil, dispõe dos itens de segurança obrigatórios por lei, como airbags frontais e freios ABS.
Mas não vai além – como oferecer mais airbags ou controles de tração ou estabilidade. Também não possui fixação Isofix para cadeirinhas.
Preço: a partir de R$ 41.690
Assim como o Onix, o HB20 não é comercializado nos Estados Unidos ou na Europa. Porém, o hatch de origem coreana se sai melhor na oferta de itens de segurança. A fixação para cadeirinhas Isofix é item de série.
A versão topo de linha Premium, possui airbags laterais. Ela custa R$ 63.630.
Nem pagando mais de R$ 60 mil o dono de um HB20 terá cinto de 3 pontos para todos os 5 ocupantes: a posição central no banco de trás ainda conta com cinto abdominal. Também não oferta de controle de tração ou estabilidade no modelo.
Preço: a partir de R$ 42.500
Europa: por lá, o Ka é chamado de Ka+, e tem, desde a versão de entrada, controles de tração e estabilidade, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) e cintos traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes. Ainda há um sistema que, em caso de acidente, aciona o resgate.
Brasil: controles de tração e estabilidade estão apenas nas versões SEL 1.0 (R$ 50.790) e SEL 1.5 (R$ 54.690). Fora isso, há fixação Isofix para cadeirinhas, assistente de emergência e cintos traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes, além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS.
Preço: a partir de R$ 43.760
Europa: vendido como Dacia, o Sandero europeu possui 4 airbags (frontais e laterais), cintos traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade em todas as versões.
Brasil: controles de tração e estabilidade só estão disponíveis quando há motor 1.6 e câmbio automatizado de dupla embreagem (R$ 59.540)
Preço: a partir de R$ 42.400
Europa: desde a opção mais em conta, o Corolla possui 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista), controles de tração e estabilidade e fixação Isofix.
Estados Unidos: o pacote de segurança para os Estados Unidos é ainda mais completo. Há 8 airbags (além dos 7 na Europa, há um para joelho do passageiro), sistemas de frenagem autônoma, detecção de pedestres, aviso de mudança de faixa e fixação para cadeirinhas. O visual é ligeiramente diferente do modelo brasileiro.
Brasil: assim como o visual do veículo, o Corolla brasileiro é bem parecido com o europeu. E isso inclui os itens de segurança, como os 7 airbags, controles de tração e estabilidade e Isofix.
Preço: a partir de R$ 91.990
Mesmo sendo o veículo mais vendido da história no Brasil, o Gol nunca trilhou uma “carreira” internacional para Estados Unidos ou Europa.
E por aqui, ele não é fica entre os campeões em termos de itens segurança. O hatch possui apenas os itens exigidos pela legislação, freios ABS e airbags frontais.
Não é possível incluir bolsas adicionais ou equipar o veículo com controles de tração ou estabilidade ou cintos de segurança de três pontos para o passageiro central do banco de trás.
Preço: a partir de R$ 36.630
O Prisma é a versão sedã do Onix. Desta forma, compartilha com o hatch os itens de segurança. Há os airbags frontais exigidos pela lei, assim como freios ABS.
Mas o sedã não dispõe de airbags adicionais, controles de tração e estabilidade ou fixação para cadeirinhas. O modelo também não é vendido na Europa ou nos Estados Unidos.
Preço: a partir de R$ 45.790
Indo em uma corrente contrária ao que normalmente acontece com carros globais, o Compass chegou primeiro ao Brasil, para depois ser lançado nos Estados Unidos e Europa.
Aqui, ele tem, desde a versão de entrada, airbags frontais, controles de tração e estabilidade, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sistema anticapotamento e fixação Isofix.
Nas versões mais caras, o Compass ainda pode receber airbags laterais, de cortina e de joelho para motorista, alertas de colisão frontal e de mudança de faixa e detector de ponto cego.
Estados Unidos: por lá, o pacote básico é um pouco mais completo, com todos os itens do modelo brasileiro, só que com 7 airbags. Como opcionais, há todos os itens do modelo fabricado no Brasil, além de um sistema de frenagem autônoma.
Europa: o Compass ainda está em fase de lançamento na Europa. A marca, no entanto, já garantiu que o modelo terá os obrigatórios controles de tração e estabilidade, além de seis airbags já na versão básica. Outros itens, como frenagem autônoma, alertas de mudança de faixa e de ponto cego serão oferecidos em versões mais caras.
Preço: a partir de R$ 103.490
Modelo de entrada da Fiat, o Mobi só é vendido na América Latina. Ele traz os itens de segurança obrigatórios em cada país. No Brasil, por exemplo, há airbags frontais e freios ABS. Na Argentina, além da dupla, há fixação para cadeirinhas do tipo Isofix, item não disponível no veículo brasileiro.
Preço: a partir de R$ 33.700
SUV mais vendido do Brasil em 2016, o HR-V tem a oferta de equipamentos de segurança de acordo com a versão. Nas mais baratas, há os obrigatórios por lei – airbags frontais e freios ABS.
Desde as mais baratas, há controles de tração e estabilidade e fixação para cadeirinhas, além dos obrigatórios por lei – airbags frontais e freios ABS. A versões EXL, segunda mais cara, inclui airbags laterais, e a Touring, topo de linha, adiciona as bolsas de cortina.
Estados Unidos: o HR-V mais barato à venda nos EUA já traz controles de tração e estabilidade, assistente de frenagem, 6 airbags e fixação para cadeirinhas.
Europa: no continente, todos os HR-V saem de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, fixação para cadeirinhas e alertas de colisão frontal com frenagem automática.
Preço: a partir de R$ 79.900