FOI MULTADO?!!!!! Com notificação eletrônica, motorista poderá ter abatimento de 40% na multa

Conheça as regras para o uso de películas automotivas
22 de junho de 2017
Câmara aprova PL que prevê fim de multa para quem esquecer CNH
26 de junho de 2017

Novo sistema deve aposentar os papéis e promete maior facilidade na hora de recorrer

Receber as notificações de multas ficará mais fácil – e possivelmente mais barato. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) terá um Sistema de Notificação Eletrônica, o que viabilizará o recebimento das infrações de trânsito por meio eletrônico. Além disso, os motoristas que optarem por esse novo sistema serão contemplados com um desconto de 40% sobre o valor original da multa.

Segundo a resolução nº 622 do Contran, ficará a cargo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) desenvolver, padronizar, organizar, manter e fazer a gestão do sistema eletrônico. O funcionamento estará legalmente liberado a partir do dia 01 de novembro, porém deve demorar mais algum tempo para que seja disponibilizado para os usuários. Por enquanto, não está definido se a comunicação será feita por e-mail ou SMS, ou mesmo por ambos.

No novo sistema de comunicação por meio eletrônico estará junto um link para que o condutor tenha a alternativa de recorrer da multa, além de também poder transferir os pontos para outro motorista — a exemplo do que é realizado hoje através da notificação impressa. Ficará a critério do condutor escolher entre receber o aviso de infração de trânsito pelos correios ou pelo novo meio eletrônico (caso escolha o último, o documento impresso não será mais recebido).

A plataforma poderá ser acessada por um site autônomo, mas administrado pelo Denatran, bem como divulgado no Denatran e nos sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). A medida visa a garantia de recebimento das notificações pelo condutor, além de reduzir custos com o envio de documentos impressos e reduzir o consumo de papel.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/com-notificacao-eletronica-motorista-podera-ter-abatimento-de-40-na-multa/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?