Honda aposta em tecnologia no Salão de Tóquio (Japão), que abre suas portas para o público em geral entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro
Você deve estar cansado de saber que carros autônomos e elétricos estão entre as prioridades das montadoras para o futuro. Mas é bem difícil ver qualquer representante dessa filosofia revolucionária no mundo das motocicletas. A Honda quer mostrar que isso pode ser mais que uma ideia, e apresenta o conceito Riding Assist elétrico.
A moto da Honda foi atração no Consumer Electronics Show, que aconteceu em Las Vegas (EUA), no início do ano, e reaparecerá no Salão de Tóquio (Japão). Os engenheiros retrabalharam o sistema de equilíbrio automático, que permite que a moto fique em pé sem assistência do piloto. Ela também dispensa o uso de giroscópios, utilizando um novo sistema de gerenciamento de condução autônoma instalado na roda dianteira.
Até o momento,a marca faz mistério sobre as especificações técnicas. O motor elétrico estará alocado acima do sistema de baterias, com um radiador especial montado na traseira. Um braço oscilante especial permite que a roda de trás também tenha ângulo de esterçamento.
O sistema de equilíbrio automático que a Honda desenvolveu poderá ser aproveitado em outras motocicletas, não necessariamente elétricas e autônomas. Basta efetuar alguns ajustes de tamanho e de espaço. Tanto é que a marca também utilizou o sistema na esportiva NC 700, durante o Consumer Electronics Show. Executivos da marca japonesa também deram indícios de que a nova Gold Wing, que será mostrada antes de sua apresentação oficial, no Salão de Tóquio, já contará com o novo sistema.
Nas próximas semanas, teremos mais informações sobre o que a Honda está planejando para o Salão de Tóquio. É certo que teremos a apresentação oficial do conceito Super Cub C125, a celebração do aniversário da Super Cub 110, e outro conceito misterioso, chamado Monkey 125.
Fonte: Carros – iG @ http://carros.ig.com.br/2017-10-03/honda-moto-autonoma.html