A Bosch está testando tecnologias revolucionárias para garantir a segurança dos motociclistas. Um dos projetos mais ousados é o que utiliza um jato de ar para manter a moto nos trilhos no caso de perda de aderência dos pneus em uma curva. A mais nova criação foi batizada “apenas” como “Sliding mitigation research project”, ou “projeto de pesquisa de alívio de deslizamento”, em uma tradução direta. O conceito é parte de uma série de inovações da fabricante alemã para o mundo das duas rodas pensadas para os “motociclistas do futuro”, como a marca faz questão de salientar em seu site oficial.
O protótipo revelado na semana passada utiliza um sensor para detectar o deslizamento lateral das rodas quando a pista está molhada ou quando há pedriscos no asfalto. Se a moto deslizar mais do que o esperado, um gás semelhante ao que equipa os airbags de carros é liberado de uma câmara (pelo lado oposto da inclinação) projetando o conjunto máquina e piloto no sentido contrário, mantendo-os “nos trilhos”. Os propulsores estão instalados em ambos os lados da moto.
A exemplo do que acontece com um airbag de um carro, o jato só pode ser utilizado uma única vez, e a Bosch ainda não informou como será feita a substituição da peça. No vídeo acima, você confere como a moto teria escorregado, não fosse pelos estabilizadores. Veja como na segunda passagem do motociclista, quando o jato de gás expelido, a moto fica muito mais estável. Ainda não há previsão de produção da invenção.
Outras inovações da marca alemã incluem ainda um novo controle de cruzeiro adaptativo, um sistema de alerta de colisão e um mecanismo de reconhecimento de ponto cego. A montadora também tem planos de introduzir uma tecnologia de comunicação entre motocicletas e carros, para que ambos possam se comunicar antes que a motocicleta entre no campo de visão do automóvel. A engenharia recebeu o nome de “Bosch motorcycle-to-vehicle communication”, confira no vídeo abaixo, que foi veiculado no ano passado.