Impostos e lucro duplicam preços de carros no Brasil

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Pagamos mais de todos os lados: impostos e margem de lucro são o dobro do que em outros países – e ainda tem o Custo Brasil…

É comum o comentário de que nosso país tem o “carro mais caro do mundo”, e isso pode estar próximo da verdade. Os automóveis brasileiros têm os impostos mais altos do planeta, segundo dados do setor. Especialistas afirmam que os preços de carros no Brasil são, no mínimo, abusivos. Por aqui, tanto os impostos cobrados pelo governo quanto a margem de lucro das montadoras e concessionárias é praticamente o dobro do que em outros países. E, no final, ainda tem o chamado “Custo Brasil”.

Os tributos que incidem sobre a indústria automotiva dependem de um cálculo complexo, pois mudam de acordo com as características do veículo. Além disso, a conta também pode incluir os impostos e taxas “embutidos”, ou seja, que são cobrados dos fabricantes gradualmente durante o processo de produção de um veículo. Todos estes valores são incluídos no preço final pago pelo consumidor, junto a margens de lucro que estima-se chegarem a 15%. Ao fim, o montante cobrado por um carro no Brasil pode mais que duplicar seu valor real, como no caso dos importados.

Felipe Contreras, da comissão de direito tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, explica que os principais tributos (impostos, taxas ou contribuições) que incidem sobre um carro vendido no Brasil são quatro: o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Para os importado, há ainda o Imposto de Importação (II).

Desta forma, a depender do motor, o IPI será o maior tributo cobrado, ultrapassando o ICMS estadual. Até 2017, o imposto era ainda acrescido de 30 pontos percentuais para a maioria dos veículos importados. A política fazia parte do programa Inovar Auto, que chegou ao fim em dezembro.

Agora, o governo lançou o Rota 2030, um conjunto de novas políticas para a indústria automotiva que entrará em vigor em novembro. O novo programa dispensou os 30 pontos adicionais. O cálculo das alíquotas do IPI para os veículos permanece a mesma, de acordo com a tabela acima. A diferença é que, agora, o IPI é o mesmo para carros nacionais e importados.

Ainda assim, os estrangeiros passam por uma taxação maior, com a cobrança de uma alíquota de 35% pelo Imposto de Importação, explica Contreras, da OAB. O II também incide sobre peças importadas usadas em carros montados aqui, encarecendo o preço final também dos nacionais, lembra o advogado.

Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/abuso-precos-de-carros-no-brasil/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

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