CNH digital começará a valer em todo o país em fevereiro

Documento do carro poderá ser digital já em 2018
24 de janeiro de 2018
CNH será um cartão com chip para identificar motorista
26 de janeiro de 2018

Documento poderá se apresentado no lugar da habilitação de papel

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH-e, vai começar a valer em todo o território nacional a partir do dia 1º de fevereiro. Até lá, todos os Detrans terão que disponibilizar a versão online do documento. A CNH-e poderá ser apresentada às autoridades de trânsito através do próprio celular ou tablet. Ela valerá como documento oficial.

No momento, a CNH-e é adotada por oito estados, além do Distrito Federal: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. A consulta é feita por meio de um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

Para solicitar o documento, siga os seguintes passos:

1. Verifique se a CNH tradicional foi emitida após maio de 2017. Se sim, o documento terá um QR code impresso (um tipo de código de barras) no verso.
2. Com o QR code em mãos, o motorista deve acessar o portal do Denatran e fazer um cadastro.
3. Feito isso, baixe o aplicativo da CNH digital.
4. Para prosseguir, é preciso ter um certificado digital reconhecido pelo Detran. Para isso, o motorista deve avisar ao órgão sobre a emissão da CNH e assim conseguir esta “permissão digital”. Certificados com o e-CPF também servem para conseguir a versão digital da CNH.
5. Com todos as informações pessoais preenchidas, o motorista deve solicitar o código de ativação da e-CNH. O Detran enviará a senha por email.
6. Use a senha enviada e o CPF para fazer login no aplicativo do Denatran. Feito isso, digite o código de ativação recebido.
7. Já dentro do app, será preciso criar uma nova senha de quatro dígitos. Ela será utilizada toda vez que o motorista acessar a versão digital da CNH.

Seguindo todos os esses passos, o aplicativo vai exibir uma reprodução frente e verso do documento original, bem como o QR code presente na habilitação.

Fonte: https://pleno.news/brasil/cidades/cnh-digital-comecara-a-valer-em-todo-o-pais-em-fevereiro.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?