CNH Social (gratuita) vai ser liberada em todo Brasil? Entenda

CRLV e CNH digital passam a valer para circulação na Amércia do Sul; veja como baixar
22 de junho de 2020
Entenda quais são as mudanças na CNH aprovadas pela Câmara
24 de junho de 2020

Suspensão ocorrerá até 31 de dezembro de 2020.

Um Projeto de Lei apresentado em 2019, na Câmara dos deputados, busca garantir que cidadãos de baixa renda tenham acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Trata-se do PL 3904/2019, de autoria do Deputado Federal Boca Aberta (PROS/PR). A mesma busca instituir o “Programa CNH Social” em todo o território brasileiro. A proposta, que ainda tramita na Câmara, teve sua última atualização no dia 1º de agosto de 2019.

De acordo com a proposta, quem tiver interesse em tirar sua carteira de motorista não terá nenhum tipo de custo, ou seja, todo processo será feito gratuitamente. Entretanto, será necessário possuir alguns requisitos mínimos. Confira:

  • Ser cidadão de baixa renda – com renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Ser inscrito do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Para justificar o projeto, o deputado afirmou a posse da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ajudar os cidadãos na busca de emprego, já que esse pode ser um diferencial no atual mercado de trabalho.

 Tirar CNH é caroVale lembrar que, de acordo com o processo atual, o gasto com as aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, impede que esta parcela da população tenha acesso a Carteira de Habilitação. Sendo assim, segundo o Boca Aberta,  “a intenção da medida é dar pontapé inicial para que o candidato tenha mais oportunidade de emprego”.

Sobre o projeto

De acordo com a proposta, a gratuidade deve cobrir todos os custos com autoescolas e demais gastos no processo. Portanto, todos os exames necessários para obter a habilitação serão realizados por entidades públicas ou autoescolas credenciadas.

A previsão do projeto é que o governo federal firme convênios com estados e municípios para implementar a CNH Social em todo o país.

Além disso, a proposta determina que os Centros de Formação de Condutores (Auto-escolas) sejam remunerados pelos serviços prestados aos beneficiários do Programa.

Alguns estados já oferecem a CNH gratuita

  • Goiás: o último processo de seleção dos beneficiários teve início em dezembro de 2019. Foram ofertadas 2 mil vagas para todo o estado de Goiás. Pudem participar da iniciativa quem vai tirar a CNH pela primeira vez, sendo necessário se encaixar entre algumas das três modalidades oferecidas, entre urbana, estudantil e rural.
  • Pernambuco: no estado podem participar do programa de gratuidade, pessoas cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, egressos do sistema penitenciário, socioeducandos da Funese, desempregados e estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.
  • Paraíba: podem participar pessoas cadastradas nos Programas Prójovem ou Brasil Alfabetizado e pessoas egressas do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido medida socioeducativa de internação. O programa abrange as categorias “A” e “B”, além de mudanças para categorias “C”, “D” e “E”.
  • Bahia: no estado, há duas formas de conquistar a primeira habilitação gratuita. A primeira é pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), que oferece gratuitamente para pessoas de baixa renda a primeira habilitação.
  • Amazonas: foi firmado uma parceria entre o governo e o sindicato dos Centros de Formação de Condutores. As inscrições podem ser realizadas pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão, além do próprio site do DETRAN.
  • Espírito Santo: o Detran/ES (Departamento de Trânsito do Espírito Santo) disponibiliza também o serviço gratuito, o cadastro deve ser feito pelo site da instituição.
  • Ceará:o estado participa do programa desde 2009 e é financiado pelo Governo Estadual. A CNH Social do Ceará abrange as categorias “A” e “B”, e é destinado para pessoas de baixa renda que possuam acima dos 18 anos.
  • Distrito Federal: recentemente a Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou o “Programa Habilitação Social”, que concede a Carteira Nacional de Habilitação (CHN) a pessoas de baixa renda.
  • Fonte: https://n1n.com.br/cnh-social-gratuita-vai-ser-liberada-todo-brasil-entenda/
Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?