O Portal do Trânsito entrou em contato com o Denatran para saber como orientar o cidadão que não consegue atualizar o CRLV Digital 2020. Veja o que fazer!
Uma das consequências da pandemia causada pela COVID-19 foi adiantar o processo dos documentos digitais no Brasil. A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível para todos os proprietários de veículos brasileiros.
A maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), inclusive, não emite mais o documento. Sendo assim, a orientação é baixar o aplicativo ou imprimir o documento em casa.
Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
Veja como baixar o CRLV Digital
O download e a impressão do CRLV ficam disponíveis, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran, após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo.
O CRLV digital traz todas as informações do documento impresso pelo Detran e tem a mesma validade do documento físico. Ele pode ser acessado mesmo que o proprietário esteja sem internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento. Não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital.
Assim como o CRLV digital, o documento impresso em casa também tem o mesmo valor do que aquele que era emitido pelo Detran, pois a validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.
O que fazer se o CRLV digital não atualiza o documento 2020
Apesar de toda facilidade oferecida pelos órgãos de trânsito, muitos cidadãos têm relatado dificuldades na atualização do documento versão 2020.
“Eu fiz o pagamento de todas as vias necessárias para regulamentar o meu licenciamento 2020, porém não consigo emitir o CRLV eletrônico”, afirma Paulo Fernandes, da Paraíba.
O Portal do Trânsito entrou em contato com o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para saber como orientar o cidadão.
De acordo com o órgão, o primeiro passo para o proprietário é verificar junto ao Detran do estado onde o veículo está registrado se realmente não existe nenhuma pendência ou bloqueio. Se não houver, a recomendação do Denatran é para que o cidadão remova o CRLV-e anterior do aplicativo CDT e peça para baixar novamente.
“Outra opção é sair do aplicativo e realizar o login novamente. Fazendo isso, o documento será atualizado”, afirma o órgão.
Se, ainda assim, o documento não for atualizado, o proprietário do veículo poderá entrar em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais, através do e-mail: css.serpro@serpro.gov.br ou telefone: 0800-728 2324