O Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC) voltou a notificar motoristas de Florianópolis para que cumpram a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Nesta etapa, 12,8 mil condutores, que atingiram 20 ou mais pontos na carteira entre 2013 e 2014, receberão as correspondências.
É importante destacar que embora os pontos da carteira sejam somados a cada 12 meses, a punição pode ser aplicada pelo Detran em até cinco anos. A gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Maria Casas Blanco, diz que as notificações já foram emitidas e, nesta quarta-feira, enviadas aos Correios.
No fim de 2016, foram notificados 11,7 mil condutores de Florianópolis que acumularam pontos entre 2012 e 2013 A medida foi tomada quando o Detran-SC implantou um sistema automatizado de informação. Porém, quase nove meses depois, apenas 6,8% dos motoristas cumpriram a penalidade. Ou seja, 800 condutores tiveram, de fato, a carteira suspensa.
A meta inicial era notificar, ainda em março, motoristas em Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville e Itajaí. Porém agora a expectativa é que o sistema seja implantado só em 2018 nas demais cidades.