Pelo menos 11,7 mil carteiras de habilitação digitais foram geradas em SC

Sistema da PRF aumenta índice de recuperação de veículos furtados e roubados no país
14 de junho de 2018
IPVA atrasado pode cancelar CNH? Saiba se é boato ou verdade
18 de junho de 2018

Pelo menos 11.743 condutores catarinenses acessaram a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela Apple Store. A CNH-e, que fica disponível no smartphone do usuário, tem o mesmo valor jurídico que o documento impresso. Os dados são referentes até o dia 22 de maio e são do Detran-SC. O serviço começou a ser disponibilizado no Estado em 1º de fevereiro deste ano.

A adesão é opcional, porém a carteira eletrônica só pode ser gerada por aqueles que têm a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.

Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para isso, as opções são as seguintes: dirigir-se à Ciretran ou  Centro de Formação de Condutores (CFC)  de seu município para atualizar o número de celular e o endereço de e-mail, e depois realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá ficar atento ao funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o condutor não portava CNH. O condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento. A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

Fique por dentro
O que é CNH Digital?

A CNH-e ou CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento de habilitação e pode ser acessada a partir de um aplicativo.

A validade da CNH-e será diferente da validade da CNH impressa?

A CNH-e tem a mesma validade do documento de habilitação impresso.

O documento de habilitação impresso deixará de valer?

Não. A CNH poderá ser utilizada/apresentada tanto na forma eletrônica quanto na forma impressa.

É obrigatório ter CNH-e?

Não, é opcional. Quem não possuir a CNH-e pode seguir utilizando normalmente o documento de habilitação impresso.

É necessário seguir emitindo o documento físico de habilitação?

Sim. Por enquanto é obrigatória a emissão da CNH na versão impressa.

Quanto custará a CNH-e?

Não haverá custo adicional para a CNH-e.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2018/06/pelo-menos-11-7-mil-carteiras-de-habilitacao-digitais-foram-geradas-em-sc-10375209.html

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?