O convênio assinado ontem entre o governo do Estado e despachantes de Santa Catarina concedeu a autorização para que, nos processos de transferência de veículos, os certificados de registro e licenciamento de veículo (CRLV) possam ser emitidos por escritórios de despachantes. O evento ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A partir de agora, os próprios despachantes vão poder agilizar o serviço, sem a necessidade do aval do Detran.
O serviço será opcional, ou seja, o condutor não tem obrigação de ir até um dos 800 pontos de despachantes e pode continuar procurando os 86 Ciretrans locais. Caso o motorista opte pelo despachante, o tempo de impressão do novo documento pode deve levar até 10 minutos depois dos pagamentos das taxas. Hoje, em alguns casos, chega a 10 dias.
Pelo convênio, os escritórios darão entrada na documentação e registrarão dentro do sistema do Detran após a vistoria que o próprio motorista deve realizar. Além do valor pago ao Estado, o condutor também terá a taxa de cada despachante.