Denatran cria aplicativo para fiscalizar veículos e motoristas

Saiba como perder a CNH sem atingir a pontuação máxima
16 de outubro de 2018
Veja como funciona o Isofix que já é item obrigatório nos veículos novos produzidos no Brasil
18 de outubro de 2018

Criado pelo Serpro, o app funciona como um “dedo-duro” para os agentes de trânsito

Os agentes de órgãos de trânsito têm uma nova ferramenta à disposição para obter informações sobre veículos e motoristas. Trata-se do Fiscalização Denatran, um aplicativo que verifica bases de dados do governo federal para indicar se há alguma irregularidade.

Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o Fiscalização Denatran está disponível apenas para Android. O aplicativo faz a análise por meio do QR Code, presente nas placas de carro do Mercosul, na CNH e no licenciamento do veículo.

A partir daí, ele consegue pesquisar se um veículo ou uma placa têm algum histórico de roubo, furto ou restrições. As consultas são feitas em três registros nacionais: de veículos (Renavam), de condutores (Renach) e de infrações (Renainf).

Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o Fiscalização Detran oferece um alto nível de segurança para seus usuários. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas”, explica.

A ferramenta já está disponível para os órgãos de trânsito, que poderão usar seus certificados digitais para cadastrar seus agentes. Os fiscais devem estar cadastrados no Portal de Serviços do Denatran, informar dados como CPF e matrícula, e vincular o aplicativo à identificação do celular.

Fonte: https://tecnoblog.net/263491/aplicativo-fiscalizacao-denatran/

Alexandre Feijó
Alexandre Feijó
CONSULTOR DE TRÂNSITO Experiência de mais de 12 anos no ramo. Bacharel em Administração e Gestão em Trânsito pela UNIVALI/SC, Bacharel em Direito pela UNIBAN/SC, atua na área do Direito de Trânsito (recurso administrativo contra suspensão e cassação do direito de dirigir, infrações de trânsito em geral).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
💬 Vamos conversar?