Apesar das fake news, Guarda Municipal de Florianópolis nega que condutores e ocupantes de veículos sem máscara sejam punidos
Ao contrário do que foi levantado em grupos de aplicativos de mensagens, a Guarda Municipal de Florianópolis informa que não há autuação para motoristas e demais ocupantes que não fizerem o uso da máscara. Apesar de não ser obrigatório, o órgão lembra que é recomendado usar o artefato.
Ao passo que os dias de quarentena vão se acumulando e a série de medidas para evitar o contágio e disseminação do novo coronavírus se enrijecem, algumas informações acabam se perdendo ou, até mesmo, se aumentando.
Foi o que aconteceu, recentemente, em Florianópolis onde, segundo a Guarda Municipal, fake news foram propagadas ao alertar sobre uma suposta autuação.
Em contato com Ricardo Pastrana, subcomandante da unidade, não há obrigatoriedade no uso da máscara. Pastrana, em vídeo divulgado pela GM, lembra que essa necessidade é cobrada em alguns pontos como as Avenidas Beira-Mar Norte e Continental, além de outros espaços públicos de circulação.
Dentro dos veículos, no entanto, embora a recomendação, não há nada que imponha e até puna quem, por ventura, não adotar esse cuidado.
“O que hoje existe, em Florianópolis, é a obrigatoriedade das máscaras em alguns pontos, mas o uso da máscara é sempre indicado, seja na condução do carro ou da moto ou transitando pelas ruas. Não existe autuação para quem conduz sem [a máscara]”, reiterou o subcomandante.