O Waze Carpool vai chegar ao Brasil em breve. A novidade trata-se de um serviço de carona para cobrir os custos dos motoristas com combustível. A ideia é que os usuários economizem dinheiro e tempo ao compartilhar um carro, além de reduzir o número de automóveis nas ruas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) durante o “Google for Brasil”. Di-Ann Eisnor, diretora do Waze, acredita que apesar de não ser um rival direto do Uber e do Cabify, o Waze Carpool tende a ser mais barato. O que pode impactar o consumo de corridas e viagens com carros particulares e táxis que trabalham com o lucro dos motoristas e também da plataforma.
Segundo Eisnor, o Carpool não implica lucro e cobre apenas os gastos com combustível, sem envolver outras despesas. “Não é Uber, não é táxi e você não precisa ser motorista profissional. Isso vai ajudar o trânsito”, explicou. A equipe, porém, ainda estuda a melhor forma de cobrar pelo serviço dentro da plataforma e quais preços serão cobrados para quem pegar a carona.
O funcionamento do Carpool também é diferente, e se baseia nos endereços da casa e do trabalho das pessoas. O aplicativo vai identificar motoristas e passageiros com trajetos parecidos, combinando possíveis parceiros de carona em uma mesma rede local. Segundo a representante do Waze, a chegada do serviço ao país foi possibilitada pelo grande volume de usuários brasileiros, sendo São Paulo a cidade com maior quantidade de Wazers em todo o mundo.
A executiva também revelou que o maior desafio do Waze até agora foi preparar o Rio de Janeiro para os jogos Olímpicos de 2016 em parceria com a Prefeitura, o que ajudou a reduzir o trânsito em 27%. Os novos desafios, porém, envolvem modelos de transporte transformadores e carros com tecnologias inovadoras que mudam as rotinas de trânsito nas cidades. “Nossa missão é salvar pelo menos cinco minutos para cada motorista todos os dias”, encerrou.